MERCADO IMOBILIÁRIO EM 2021. O QUE ESPERAR?



 Do trabalho remoto ao uso de tecnologias, como as visitas online, o tour 360º e o uso de aplicativos de gestão imobiliária para as atividades desenvolvidas na área, tanto administrativas quanto financeiras, até a perspectiva de volta do aquecimento da economia, o mercado imobiliário em 2021 tem caminhos para crescer e se reinventar.

Neste artigo, falaremos sobre o cenário do mercado imobiliário 2021, além de abordar as tecnologias, tendências e expectativas para os profissionais da área. Vamos trazer ainda dicas que podem auxiliar a atuação de profissionais no mercado imobiliário para o próximo ano. Acompanhe!

As expectativas são altas para o mercado imobiliário em 2021 e isso por dois motivos: a diminuição da taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) e o lançamento do novo programa do governo federal, o Casa Verde e Amarela.

Atualmente, a taxa Selic está em 2% ao ano, sendo a menor taxa da história do país. O Comitê de Política Monetária (Copom) e o Banco Central (BC) reduziram essas taxas justamente para tentar frear a recessão no mercado imobiliário.

Ainda que não seja possível garantir que a taxa permaneça neste patamar ao longo de todo o ano de 2021, a expectativa para o mercado imobiliário em 2021 é que não tenha uma grande alta, permanecendo por volta dos 2,75% ao ano. Portanto, corretores, esse é o melhor momento para vender imóveis.

Outro incentivo é o programa Casa Verde e Amarela, que entra como substituto do Minha Casa Minha Vida. Nesse novo formato, o foco está em três frentes: financiamento imobiliário, regularização fundiária e melhoria habitacional, possibilitando também a reforma e ampliação de casas.


PERFIL DE IMÓVEIS TAMBÉM MUDOU!

Além das mudanças estruturais, uma notável herança desse período de isolamento são os estilos de imóveis.

Com tanto tempo de reclusão, as pessoas passaram a valorizar ainda mais a estrutura que um condomínio e a planta de um apartamento podem oferecer.

Não será incomum que as buscas por condomínios completos aumentem, bem como por prédios próximos a áreas verdes e mais distantes dos grandes centros, que são extremamente barulhentos, visto que grande parte das empresas corporativas adotaram o home office até o fim do estado de pandemia (que pode durar até o segundo semestre de 2021) ou permanentemente.

Isso será notado especialmente em famílias com maior poder aquisitivo, que irão priorizar mais conforto ainda em seus lares.



FONTE: https://www.vistasoft.com.br/mercado-imobiliario-2021/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog